DICA DE SAÚDE: Hábitos simples que ajudam no controle da Diabetes

Diabetes Mellitus é uma doença que causa elevação da quantidade de glicose na corrente sanguínea. A Diabetes ocorre por um defeito do funcionamento da insulina no sangue ou até mesmo por causa da falta deste hormônio. Manter o controle da diabetes consiste em ingerir uma dose diária de insulina, mas, além disso, é importante manter alguns hábitos para evitar que a doença evolua ou permaneça instável.
Perda de peso muito rápido-DM tipo 1, boca seca, fraqueza, perda da sensibilidade e do movimento, vontade de urinar várias vezes e muita fome são alguns sintomas da doença.

A Diabetes não tem cura, mas com a adoção de hábitos saudáveis e simples, é possível conviver com a diabetes numa boa sem pioras e ter uma vida tranquila, sem preocupações.

Evitar na Diabetes
Açúcar, sacarose, mel, melado, rapadura açúcar e açúcar mascavo. Todos eles elevam a glicemia rapidamente, inclusive os mais naturais e saudáveis, como mel e açúcar mascavo. Adoçantes à base de frutose, sorbitol e manitol apresentam valor nutricional considerável e podem trazer complicações à doença.

Carboidratos refinados, como arroz, pão, biscoitos, bolos e preparações feitas com farinha de trigo refinada apresentam alto índice glicêmico, isso é, elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue (aumento da glicose).

Refrigerantes, sucos prontos e artificiais também apresentam altas doses de açúcar e elevam a glicemia rapidamente.

Geleias, escolha as diet. Bolos, sorvetes, pudins, alimentos de origem animal como leite, manteiga e carne (gordura saturada) e gorduras trans. O consumo de gorduras também precisa ser reduzido, já que quem tem diabetes apresenta maior propensão a desenvolver doenças cardiovasculares.

Alimentos que encontram os chamados “açúcares simples” devem não ser consumido por causar picos de glicemia, complicando o quadro da diabetes tanto a longo quanto a curto prazo.

Evite o álcool pois consumo de bebidas alcoólicas em excesso causa casos de hipoglicemia. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas reduz as taxas glicêmicas. Este efeito pode causar ao corpo: fome excessiva, dores de cabeça, irritação, enjoo.

Controlar a Diabetes
Prática de exercícios físicos, seja qual for a doença, ainda é uma ótima aliada no tratamento e controle de qualquer problema. Controla os níveis de açúcar no sangue e diminui o risco de adquirir peso, problema grave para portadores da Diabetes. Atente-se apenas caso sofra de hipoglicemia (baixa dos níveis de açúcar no sangue, quadro comum para os portadores de Diabetes), pois não é recomendado iniciar qualquer atividade física em períodos de hipoglicemia.

Alimentos ricos em ômega-3 reduzem os níveis de triglicérides e colesterol no sangue, que estão elevados na maioria dos pacientes diabéticos. Presente na linhaça, em peixes como salmão, sardinha e cavalinha.

Azeite de Oliva, Oleaginosas, fibras, frutas, Canela (melhora o controle glicêmico em pacientes com DM-2).

Biomassa de banana verde apresenta alto teor de amido resistente, que contribui para a redução da glicose e do colesterol no sangue. Além de ser fonte de magnésio, mineral importante para sinalização da insulina.

Conclusão
Manter o controle da Diabetes é importante, pois evita surpresas e possíveis crises. Além de tomar a medicação (insulina) em dia, manter hábitos saudáveis é a forma mais fácil de controlar a doença. Uma alimentação pobre em açúcares simples e a prática de exercícios físicos é a combinação perfeita para manter-se saudável mesmo sendo portador da doença. Além disso, prevenir-se para não desenvolver a doença também é muito importante. Para isso, evite açúcares em excesso, diminua o consumo de bebidas alcoólicas e pratique exercícios físicos regularmente. Somente com hábitos saudáveis é possível ter uma vida saudável.

Você pode encontrar mais dicas como esta em guiasaudável.com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: