Colégios Militares lideram ranking estadual do Enem

Entre os 10 primeiros colégios estaduais baianos mais pontuados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, nove integram a rede de ensino dos Colégios da Polícia Militar da Bahia (CPM). Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), para avaliar o desempenho por escola na prova aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Encabeçam a lista os CPMs das cidades de Vitória da Conquista (1º), Salvador/Lobato (2º), Itabuna (3º), Salvador/Dendezeiros (4º), Juazeiro (5º), Salvador/Ribeira (6º), Teixeira de Freitas (7º), Jequié (8º) e Alagoinhas (10º). Os demais colégios da rede CPM de ensino também tiveram boa colocação no ranking estadual, como os de Feira de Santana, na 13ª posição, de Salvador/Luiz Tarquínio, na 15ª, de Ilhéus, na 28ª e de Candeias, na 66ª.

Para o coordenador da rede CPM de ensino, major Copérnico, essa colocação é atribuída a um trabalho interdisciplinar e à democratização do acesso aos colégios. “É a consolidação de um trabalho de equipe realizado por vários profissionais (gestores, pedagogos, professores, pessoal de apoio técnico e administrativo) competentes e comprometidos”, afirmou.

Ressaltou também que é a coroação de uma proposta pedagógica ancorada no livre acesso (por sorteio público), que vem comprovando ser possível a existência de uma escola pública de qualidade sem exclusão social.

VEJA TAMBÉM:

Ainda sobre a linha pedagógica, esclareceu que a educação, realizada com o estabelecimento de limites na convivência escolar discente, com disciplina pedagógica e estímulos institucionais à perseverança nos estudos, “contribui para a formação de cidadãos autônomos e críticos, capazes de progredir nos estudos e protagonizar papéis importantes na sociedade”.

A rede de ensino CPM conta com 13 unidades no estado, sendo quatro em Salvador e nove em diversas outras cidades do estado. A expectativa é de implantar mais uma na capital baiana em 2018, no bairro de Cajazeiras. Atualmente, 11.393 alunos – só em Salvador, são 4.462 – estudam na rede do CPM no estado.

INFORMAÇÕES: Secretaria de Segurança Pública da Bahia

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: