Prefeitura de Porto Seguro multa a Embasa em R$ 1 milhão por vazamento de esgoto

Dinheiro da multa estipulada deverá ser destinado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente

A prefeitura de Porto Seguro, aplicou uma multa de R$ 1 milhão à Ebasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) após fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente constatarem um vazamento de esgoto que foram parar no Rio Mucugê. A concessionária tem 20 dias para recorrer.

Prefeitura de Porto Seguro multa Embasa em 1 milhão
Prefeitura multa Embasa por vazamento de esgoto no Rio Mucugê

Segundo a prefeitura, a liberação dos resíduos ocorreu pela estação da Embasa que fica na estrada que liga o bairro São Francisco ao bairro Vilas do Arraial, em Arraial d’Ajuda. O relatório elaborado pelos fiscais foi apresentado ao Ministério Público (MP-BA).

VEJA TAMBÉM: Pedestres também serão multados a partir de abril

Os moradores da localidade também reclamam que o esgoto, pelo rio, chegou até o mar, na praia do Mucugê, em plena temporada de turismo na região. Eles fizeram vídeos da situação e divulgaram em redes sociais. Os moradores pedem que a estação onde ocorreu o vazamento seja desativada

Prefeitura de Porto Seguro multa Embasa
Esgoto sem tratamento caiu no Rio Mucugê por mais de 10 horas seguidas

A Embasa informou que o vazamento foi acidental e ocorreu durante uma obra de melhorias no sistema coletor de esgotos do distrito, na semana passada. Conforme a empresa, uma tubulação se rompeu na estação que fica perto do Rio Mucugê.

A empresa ainda disse que enviou equipes ao local para resolver o problema e a situação foi normalizada. A Embasa divulgou também que já recebeu a notificação e que vai prestar esclarecimentos à prefeitura municipal.

“Sabemos que estava havendo uma obra de melhoria do sistema, mas isso não justifica. Então, a Embasa tem que ter realmente responsabilidade toda vez que for fazer uma manutenção ou intervenção numa elevatória dessa”, destacou o secretário de Meio Ambiente de Porto Seguro, Bené Gouveia.

A prefeitura informou que o dinheiro da multa estipulada deverá ser destinado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, que analisará de que forma o recurso será aplicado.

FONTE: G1

VEJA TAMBÉM: Vitória da Conquista terá show de Tiririca

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: